Verão, férias escolares.. para varejistas, depois de um período extremamente movimentado entre novembro e dezembro, janeiro costuma ser um mês um pouco mais tranquilo. Então, que tal aproveitar o momento para começar o ano com o pé direito?
Pensando nisso, reunimos 5 dicas para varejistas dos mais variados segmentos:
Organize seu estoque
Após o período de vendas intensas no fim do ano, é preciso avaliar e organizar o estoque. Isso porque o estoque é um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento de campanhas e para o planejamento do ano. Ao atualizar o inventário, busque insights para o negócio, procurando responder perguntas como quais produtos podem integrar promoções? Quais fizeram sucesso e quais não foram bem recebidos pelo seu público? Quais produtos precisam ser repostos imediatamente?
Prepare-se para o período de liquidações
Atrair novos consumidores com preços mais baixos costuma ser uma prática do comércio no início do ano. Mas, é preciso ter alguns cuidados para que a promoção seja interessante. Priorizar promoções com os produtos sazonais é uma delas.
Atenção ao financeiro
Manter o fluxo de caixa, com equilíbrio e responsabilidade financeira futura, pode ser um desafio no início do ano. Por isso, detalhar despesas e pagamentos previstos para o período com antecedência é importante, para que eles não comprometam a saúde financeira. Além disso, é fundamental analisar as contas para saber onde é preciso investir e quais áreas podem reduzir gastos.
Estipule metas concretas para o ano
Quais são as metas e objetivos da empresa para o ano? Com base nos dados dos anos anteriores, avalie o crescimento do período e projete a estimativa para o ano novo. Importante que as metas sejam plausíveis com o estágio e tamanho da empresa, assim como projeções para o mercado, para que não se transformem em uma fonte de frustração.
Planeje o ano
É hora de planejar ações do ano. Identificar datas importantes, desenhar ações de marketing, vendas e relacionamento são alguns exemplos que devem ser considerados no planejamento anual.
A verdade é que a maneira como o seu negócio começa o ano pode dizer muito sobre o potencial de sucesso ao longo dos meses. Por isso, aproveite o momento para começar 2023 com o pé direito!
Deixe um comentário