“Depois da tempestade, vem a calmaria”. O ditado popular representa muito bem o calendário para o varejo: normalmente, após a correria do fim do ano, com Black Friday e Natal, vem um período um pouco mais calmo com o início do ano.
Então, que tal aproveitar a calmaria para analisar as tendências e previsões para o varejo em 2023? Listamos 3 delas abaixo:
Omnicanalidade
A omnicanalidade não é exatamente uma novidade, afinal, já vem sendo discutida nos últimos anos. Mesmo assim, ainda é uma tendência muito forte para o varejo. O foco agora deve estar em oferecer a melhor experiência para o cliente, nas diferentes plataformas e pontos de contato. Varejistas vão se diferenciar se estiverem disponíveis para o cliente, no formato que for mais conveniente para ele.
Jornada do cliente e experiência de compra
Segundo a pesquisa “Tendências do Varejo 2023”, realizada pela consultoria Opinion Box, revelou que ver, tocar e experimentar produtos é um dos principais fatores que levam os consumidores a escolherem as lojas físicas. Outros pontos apontados são ter o produto imediatamente e ser atendido por uma pessoa. Tudo isso reforça a necessidade de pensar a jornada do cliente e a experiência de compra, para potencializar as vendas no ambiente físico.
Soluções Tecnológicas
A tecnologia hoje desempenha papel fundamental para quem deseja fidelizar clientes, expandir vendas e crescer. Recursos como a Inteligência Artificial e a nuvem ganham ainda mais importância para conhecer profundamente o cliente e os seus hábitos. Outro ponto a ser considerado é investir em um equipamento que oferece tecnologia e segurança, como os modelos de Cofre Inteligente Smart Safe. Com o equipamento, é possível acompanhar todas as movimentações presencialmente e à distância, a partir do uso de um software exclusivo de gestão do numerário.
Por fim, é importante lembrar que o varejo precisa estar cada vez mais atento, especialmente em um cenário com mudanças aceleradas.
Deixe um comentário