Em outubro, é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Dinheiro. A data é uma referência à fundação da primeira instituição bancária do país, o Banco do Brasil. Isso aconteceu em 1808 e o responsável pela criação foi Dom João VI, no contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil.
Antes disso, desde 1694 o país já contava com a sua Casa da Moeda, fundada com o objetivo de cunhar moedas em território nacional e facilitar as transações enquanto o país ainda era uma colônia portuguesa. E com relação aos outros países da América do Sul, você sabe quais são as instituições financeiras mais antigas da região?
A mais antiga Casa da Moeda da América do Sul é a do Peru, fundada em 1565 pelo Rei Felipe II da Espanha. A instituição entrou em funcionamento em 1568, em um cenário em que o Peru era uma importante fonte de ouro e prata para a Espanha.
Também em uma colônia espanhola, a segunda Casa da Moeda fundada na América do Sul foi a da Colômbia, em 1621. A fundação da instituição também se dá em um contexto de necessidade de maior controle sobre as riquezas da região e a sua transferência da colônia para a metrópole.
Com relação aos bancos nacionais, um dos mais antigos da região é o Banco de La Provincia de Buenos Aires. Fundado em 1822, é um banco público e está em funcionamento até os dias de hoje.
Já em 1870 foi fundado o Banco de Bogotá, na Colômbia, e em 1871, o Banco Nacional de Bolívia. Na década de 1890, surgiu o primeiro banco na Venezuela (em 1890) e no Chile (em 1893). Todos esses bancos seguem em operação.
E você, já conhecia a história e as datas de fundação dos bancos e casas da moeda da América do Sul?
Deixe um comentário