Chegou dezembro, o último mês do ano! E com ele, vem também uma das principais datas para o varejo: o Natal. Esse é um momento mágico, marcado por encontros entre amigos e familiares para celebrar. É também uma época em que as pessoas estão mais propensas a gastar com presentes e lembranças. Para varejistas, é a última oportunidade do ano para ampliar vendas e potencializar lucros.
Mas, por mais que as pessoas estejam mais inclinadas a comprar, o varejo precisa se preparar e se planejar para ser possível extrair ao máximo os benefícios da data.
O primeiro passo é olhar para anos anteriores e para os dados para entender o comportamento do consumidor. Avalie quais tipos de mercadoria foram campeãs de venda, quais sobraram no estoque, o que o cliente costuma pedir. Isso é importante para definir possíveis promoções, escolher os destaques nas lojas e nas campanhas de divulgação – inclusive nas redes sociais.
Ainda com relação aos produtos, mesclar itens que conversem com o mesmo público, mas que tenham diferentes faixas de preços pode ser uma boa estratégia. Ter esse mix pode facilitar a compra de mais itens em uma mesma ocasião, aumentando o ticket médio dos pedidos.
Outro ponto fundamental é organizar a escala da equipe de vendas, com muita atenção especialmente para os dias que antecedem o Natal. Este ano, essa organização tem ainda mais importância, com a Copa do Mundo de Futebol sendo realizada entre novembro e dezembro. Isso porque as finais estão marcadas para o fim de semana anterior ao Natal, o que pode levar muitos clientes a deixarem as compras para a última hora. Muitos shoppings e áreas de comércio estabelecem horários estendidos ao longo do mês, o que também impacta nas horas de trabalho de vendedores e estoquistas.
Por fim, é preciso considerar a experiência do consumidor no ponto de venda. Além de um bom atendimento, uma decoração natalina e músicas agradáveis ajudam a criar um clima mais favorável para as vendas no momento. Pensar na segurança de clientes e equipe também é de grande valia. Para isso, nada melhor do que contar com um equipamento como o Cofre Inteligente Smart Safe, que proporciona segurança e confiabilidade para o estabelecimento e para a gestão do numerário.
Deixe um comentário