Com o Natal se aproximando, todas as atenções dos varejistas se voltam para o potencial de vendas nesta época do ano. As datas comemorativas, especialmente no fim do ano, são excelentes momentos para ampliar as vendas.
Mas, além do aumento nas vendas, é possível potencializar os lucros nessas épocas cuidando de um aspecto importante: atuando na prevenção de perdas. Isso porque, com o aumento das vendas, podem aumentar também as perdas por erros de contagem, furtos ou fraudes.
Para evitar que isso aconteça, e reduzir os potenciais prejuízos, os varejistas devem colocar em prática medidas de prevenção de perdas, como as listas abaixo. O objetivo é proteger os valores recebidos e também aumentar a segurança para funcionários e consumidores.
Manter o estoque sempre atualizado é fundamental para reduzir erros que podem impactar seriamente o orçamento do negócio. Com a realização de inventários periódicos, é mais fácil ter acesso ao estado real do seu negócio e identificar rapidamente erros. Outra medida relativamente simples, e que pode afetar positivamente, é prezar pela organização tanto do ponto de venda quanto do estoque. Ambientes iluminados e sem pontos cegos também contribuem para evitar perdas.
A equipe de colaboradores também faz parte da prevenção de perdas. Por isso, todos devem ser conscientizados sobre a importância das medidas adotadas, além de passarem por treinamentos regulares. Em caso de contratação extra para o fim do ano, os treinamentos devem incluir ensinamentos sobre o assunto.
Investir em tecnologia é outro ponto fundamental quando se pensa em prevenção de perdas. Nesse sentido, os diferentes modelos de cofres inteligentes da Smart Safe são um enorme diferencial para varejistas dos mais diferentes segmentos. O equipamento combina tecnologia e segurança para reduzir e até eliminar a contagem manual dos valores recebidos. Isso reduz as perdas por erros de contagem, por exemplo. A Smart Safe também oferece Cofre Inteligente com compartimento para troco, tornando a abertura de caixa mais fácil e segura.
A verdade é que as perdas podem fazer a diferença no resultado de um negócio varejista. Por isso, privilegiar medidas de prevenção de perdas pode contribuir para potencializar o lucro, especialmente em datas comemorativas.
Deixe um comentário