A produção de notas falsas é um crime cada vez mais sofisticado, que utiliza insumos, meios gráficos e digitais e tecnologia para produzir cédulas quase perfeitas. Apenas em 2021, 227.316 notas falsas foram identificadas pelo Banco Central, o órgão responsável por confirmar a falsificação no país.
Mesmo com toda a sofisticação, é possível avaliar se uma nota é suspeita. É preciso destacar que há no Brasil duas famílias de cédulas em circulação: a primeira família, em circulação desde a implementação do real e que vem sendo substituída gradualmente; e a segunda família, mais recente. Esta última tem elementos de segurança mais modernos, que ajudam na avaliação de cédulas suspeitas. São eles:
Marca-d´água: ao colocar a cédula contra a luz, deve-se observar na área clara a figura do
animal e o número do valor da nota.
Alto-relevo: é possível sentir o relevo em diferentes áreas das cédulas, como em “República Federativa do Brasil”, no número que representa o valor (na lateral), entre outros.
Número escondido: colocando a cédula na altura dos olhos, o quadro lateral deve revelar o número correspondente ao valor.
Faixa Holográfica: nas notas de 50, 100 e 200 reais, na lateral esquerda, a faixa traz o animal e outros elementos.
Para análises mais completas, é preciso ter equipamentos para avaliar a veracidade. Com uma lupa, é possível perceber pequenas inscrições e com a luz ultravioleta, há mudança na cor: em notas verdadeiras, os números ficam verdes.
Agora você sabe o que fazer se receber uma nota considerada suspeita?
A responsabilidade para confirmar ou não a autenticidade de uma cédula no país é do Banco Central. Em casos suspeitos, caso tenha recebido de um terminal de autoatendimento, deve procurar a gerência e pedir a substituição. Caso a agência esteja fechada ou o saque tenha sido feito fora de uma agência, deve-se buscar o banco o mais rápido possível e solicitar a substituição.
Agora se a nota suspeita for recebida em transações do dia a dia, a orientação do Banco Central é procurar uma agência bancária, que pode solicitar ao BC uma análise. Caso a nota seja legítima, quem fez a denúncia é reembolsado. Se a suspeita for confirmada, não há substituição ou reembolso do valor apresentado.
Diferentes setores do varejo e atacado também podem utilizar o Cofre Inteligente Smart Safe para se protegerem contra notas consideradas suspeitas. Isso porque o equipamento é capaz de identificar notas consideradas duvidosas e recusar o recebimento delas.
Deixe um comentário