Verão, janeiro e férias escolares. Esta combinação pode assustar o varejo. Especialmente quando se considera que janeiro pode ser um período mais calmo, após o movimento intenso das festas de fim de ano.
Mas o varejo pode sim aproveitar as férias escolares para lucrar. A verdade é que diversos setores podem se beneficiar do período. Os mercados, por exemplo, podem observar aumento nas vendas para famílias, que fazem mais refeições com todos em casa. Já o turismo vê o crescimento no fluxo de viagens, que impacta as reservas em hotéis e aluguéis de carro. Com crianças em casa, shoppings e centros comerciais se tornam mais uma fonte de passeios e entretenimento.
Por isso, a principal dica é apostar justamente na sazonalidade, com produtos e campanhas específicas para atrair as famílias. Promoções, condições especiais e até mesmo brindes para crianças e/ou famílias ajudam a atrair a atenção e o consumo. É também uma forma interessante de atrair novos públicos. Nesse ponto, porque não pensar em um programa de fidelidade especial para o período, para estimular a fidelização?
Para desenvolver ações efetivas, é interessante avaliar o mix de produtos oferecidos e o estoque, para considerar quais ofertas podem ser mais atrativas para as famílias. Um exemplo para supermercados é criar um espaço com produtos para lanches temáticos e divertidos. Farmácias, por outro lado, podem criar kits de primeiros socorros ou dar destaque para produtos em miniatura para viagem.
Os kits especiais também facilitam o desenvolvimento de campanhas especiais, por tempo limitado enquanto durarem as férias. Janeiro também é o mês de compra de material escolar, mais uma oportunidade para aumentar as vendas e atrair novos clientes.
Por fim, é importante lembrar que janeiro é um mês com grandes liquidações das coleções de verão. Por essa razão, é preciso olhar para o estoque e para as demandas típicas das férias para potencializar o lucro com as vendas.
Lembrando que nesses períodos com maior circulação de pessoas e intensificação nas vendas, há também maior circulação de numerário no caixa. Isso exige que os funcionários tenham mais atenção sobre o dinheiro. Para isso, conte com o Cofre Inteligente Smart Safe, equipamento que facilita o controle dos valores recebidos, com segurança e tecnologia.
Deixe um comentário