Para quem quer empreender, o hábito da leitura pode ser uma excelente forma de se inspirar, aprender ou corrigir erros. Afinal, os livros têm uma enorme capacidade de nos transportar para outros cenários, permitindo um mergulho na vivência de outros empreendedores.
Pensando nisso, o artigo de hoje traz 3 dicas de livros para quem quer empreender:
Pense Simples, de Gustavo Caetano
A proposta deste livro é que a inovação não precisa ser resultado de um processo complexo. Muito pelo contrário: ideias que revolucionaram o mercado, como a Netflix ou o Uber, buscaram resolver um problema de forma simples. Com boas doses de inspiração, o autor traz a sua experiência e casos de sucesso no Brasil e no mundo.
Gustavo Caetano é empreendedor e começou cedo a transformar boas ideias em grandes negócios. É fundador da empresa Sambatech, que trabalha com soluções inovadoras para a transformação digital.
Comece pelo Porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek
O que a Apple e o Martin Luther King podem ter em comum? Para Simon Sinek, são exemplos de líderes (ou empresa comandada por um grande líder) que sabiam exatamente porque faziam o que faziam. É o que o autor chama de Círculo Dourado, em tradução do inglês, um propósito claro e bem definido, que deve ser o ponto de partida para negócios, campanhas ou discursos.
A Estratégia do Oceano Azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, de W. Chan Kin e Renée Mauborgne
Obra de referência mundial, propõe uma forma diferente de encarar a concorrência: ao invés de rivais competirem para conquistar fatias de lucro cada vez menores, deveriam pensar em formas de criar oceanos azuis. Esses seriam espaços novos no mercado, prontos para crescerem e trazerem resultados para a empresa.
Livro ideal para quem quer empreender em mercados concorridos.
Essas páginas podem trazer lições valiosas, experiências bem ou mal sucedidas, histórias inspiradoras ou ferramentas para que você possa dar o primeiro passo em direção ao empreendedorismo.
E você, tem algum livro sobre o tema para recomendar?
Deixe um comentário